quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Como entreter seu gato dentro de casa


Enriquecimento ambiental significa acrescentar um ou mais elementos ao ambiente para promover o bem-estar físico e psicológico do animal.


Os gatos que vivem em confinamento, como em apartamentos ou casas teladas, estão mais protegidos dos perigos enfrentados nas ruas e das doenças contagiosas. Porém, eles são os que mais necessitam de enriquecimento ambiental.

Existem diversas maneiras de promover esse enriquecimento e nem todas elas envolvem grandes investimentos financeiros. Usando a criatividade é possível desenvolver excelentes alternativas!

Podemos classificar o enriquecimento em duas formas: as animadas e as inanimadas.

FORMAS ANIMADAS

Interação gato-homem: pode ser feita através de brincadeiras, adestramento ou com simplesmente sessões de escovação.

Interação com outro animal: deve ser feita com cautela, pois os gatos são animais relativamente solitários. Quando essa interação ocorre na infância, costuma-se obter maior sucesso do que na fase adulta.

FORMAS INANIMADAS

As formas inanimadas de enriquecimento ambiental envolvem estratégias como:

- Brinquedos: no Brasil, ainda é mais comum encontrar brinquedos para cães do que para gatos, mas mesmo assim a variedade é grande, indo desde simples bolinhas com guizo até as varinhas com penas, que são um grande sucesso no mundo felino.


- Alimentos: petiscos como ração em sachê são excelentes opções na hora de adestrar um gato e podem servir de estímulo para a brincadeira. Alguns brinquedos permitem que a ração (seca ou úmida) seja escondida em seu interior, e o gato precisa se esforçar para conseguir comer o alimento. Essa opção também é recomendada para gatos que precisam perder peso ou que têm compulsão por ingerir objetos.


- Vertical: os gatos possuem a habilidade natural de pular e escalar. Portanto, colocar suas coisas em partes altas da casa já é um excelente começo. A sua caminha, suas vasilhas de água e comida e até mesmo sua caixa de areia podem ficar em espaços elevados. Além disso, a instalação de prateleiras ao longo da casa permite que o gato se exercite e que se sinta mais seguro.


- Estrutural: feito através da colocação de esconderijos e arranhadores para o gato. Os esconderijos podem ser caminhas ou até mesmo as famosas caixas de papelão, tão amadas pelos gatos. Os arranhadores podem ser horizontais ou verticais. Você pode misturar o enriquecimento vertical com o estrutural e colocar esses objetos em áreas altas.


- Sensorial: através do olfato, visão e audição também é possível promover o aumento do bem-estar felino. Exemplos são a voz do dono, programas de televisão, tablets e celulares e o famoso catnip ou erva-do-gato. As imagens nos equipamentos nem sempre fazem sucesso, mas podem ser uma forma de distração. O catnip está amplamente distribuído nos brinquedos para gatos, que são mais indicados para animais extremamente agressivos.


Além desses, o feromônio sintético para gatos, que não se encaixa nas categorias acima, é bastante indicado para a melhora de alterações comportamentais.

ASSIM, VOCÊ EVITA COMPORTAMENTO COMO:

- Passar muito tempo escondido dentro de uma casinha;

- Atacar pessoas ou outros animais que passem em frente a sua casinha;

- Miar em excesso;

- Falta de interesse em brincadeiras;

- Seguir o dono onde quer que ele vá;

- Arranhadura em excesso nos móveis;

- Marcação de território com urina e/ou fezes.

Venha conhecer os itens de enriquecimento ambiental que a Felinne dispões para o seu bichano. Você vai promover muitos ronronados de agradecimento!!!!

Post da parceira e veterinária, Dra. Laila Massad Ribas, autora do portal Medicina Felina.

Fonte: Gateiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário