sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sexta-feira 13: A história do gato preto


Gato preto é um gato doméstico com pelagem de cor escura, muito associado à crenças e superstições como um animal que invoca o azar ou o mal agouro. Mas de onde que surgiram estes pensamentos?

Na Pérsia antiga, por exemplo, havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, era a mesma coisa que maltratar um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra.

Já na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar. No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são sinais de extrema sorte.

Mas, foi mesmo na Idade Média que surgiu a superstição de que os gatos de cor preta davam azar, muito devido aos seus hábitos noturnos, e também pela cor negra, que geralmente é associado às trevas, magia negra e ao diabo.

No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabaram sendo queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.

É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos gatos pretos, que ainda são considerados como um dos símbolos da sexta-feira 13.

E você acredita nestas superstições? Ou, assim como nós considera os gatos pretos tão lindos como qualquer outro :) :)

Fonte:Significados.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário