quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Grávidas e seus gatos: Pode isso?

Para casais apaixonados por gatos, um grande medo aparece quando uma criança está a caminho: o risco para a gestante e o bebê ao ter contato frequente com um felino. É de crença popular que os gatos podem transmitir doenças que provoquem aborto e má formação, principalmente a toxoplasmose. Por isso, muita gente doa seus amiguinhos nessa fase para não correr perigo.


Mas essa crença é somente isso, uma crença. A relação feita entre gatos e doenças é equivocada. A toxoplasmose por exemplo, temida pelas grávidas, raramente é transmitidas pelos bichanos. Ela é causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii, que ao ser ingerido nos alimentos infecta o ser humano. Então, os principais meios de ser infectado são através de carne mal cozida ou água e verduras contaminadas.

Sim, o gato é um animal que se infectado defeca parasitas no ambiente, contaminando alimentos. Mas somente 1% deles possuem a doença atualmente. E você também não deixa seu animal de estimação fazer suas necessidades em cima da carne ou das verduras compradas na feira, deixa?

Portanto, você pode continuar com a companhia do seu gatinho, somente tomando os seguintes cuidados:

     1 .       Lavar as mãos após o contato com carne crua.

           2 .       Lavar pias, tábuas de carne e outros utensílios.

           3 .       Cozinhar bem a carne para o consumo.

           4 .       Lavar bem as frutas e verduras.

           5 .       Limpar diariamente a caixa sanitária do gato, pois assim as fezes são removidas antes que os “ovos” possam se tornar contaminantes. De preferência, que as mulheres grávidas evitem essa tarefa.

          6  .       Não alimentar os gatos com carne crua, vísceras ou ossos e não permitir que saiam de casa para que evitem o hábito da caça.

       .       Combater vetores, como insetos, por exemplo.

O convívio com animais é muito benéfico para o ser humano. Não precisamos nos privar disso. Com segurança, você pode continuar a ter seus momentos felizes com seu gato mesmo com a chegada de um novo membro na família.

Se você ainda não sente segurança em continuar com seu PET na sua gestação ou de alguém próximo, venha fazer um exame toxicológico no seu gato na Felinne. Assim, você tem segurança que ele não tem toxoplasmose e nenhuma outra doença. Um bom cuidado com a higiene também deixa uma pelagem sem ectoparasitas como pulgas e fungos.

Você já passou pela gravidez em contato com gatos? Está passando nesse momento? Conte para nós sua experiência. E se ainda possui alguma dúvida, basta entrar em contato.


Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário